Detalhes
*** ATENÇÃO! RARIDADE ABSOLUTA! APENAS 700 EXEMPLARES NO MUNDO! ***
MOEDA OFICIAL COMEMORATIVA DOS 20 ANOS DA MORTE DE AYRTON SENNA.
A Lefeman collections, na qualidade de distribuidor licenciado ART MINT e Instituto Ayrton Senna para a moeda oficial que encerra o ano comemorativo de aniversário de 20 anos da morte de Ayrton Senna, tem o prazer de efetuar o lançamento daquele que já é considerado por muitos como um dos mais relevantes acontecimentos da numismática brasileira das ultimas décadas.
Pela primeira vez na história uma eminente personalidade brasileira é homenageada em uma moeda estrangeira comemorativa contendo sua imagem colorida produzida com a mais moderna tecnologia.
Salientamos ainda que se trata da menor tiragem já cunhada até hoje para uma moeda moderna de prata relacionada com o tema. Esta peça é infinitamente mais rara do qualquer outra moeda moderna comemorativa que já foi emitida pelo banco central do Brasil! Trata-se de um artigo da mais alta raridade, com grande potêncial de valorização a curto prazo e de inestimável valor para os felizardos colecionadores que adquirirem!
A Lefeman estará disponibilizando, com exclusividade no Brasil, a moeda oficial deste evento.
Uma cerimônia especial para apresentação da moeda, que será realizada na sede do Instituto Ayrton Senna (SP) no inicio de Dezembro 2014, contará com a presença do Presidente da Sociedade Numismática Brasileira, designer, familiares do homenageado e imprensa brasileira e internacional.
Ayrton Senna da Silva (São Paulo, 21 de março de 1960 - Bolonha, 1º de maio
de 1994) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial,
nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso
campeonato de 1989 e em 1993. Ele morreu em um acidente no Autódromo Enzo e
Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. Ele
está entre os pilotos de Fórmula Um mais influentes e bem-sucedidos da era
moderna e é considerado um dos maiores pilotos da história do esporte. Senna
começou sua carreira competindo por kart. Mudou-se para competições de
automobilismo em 1981, consagrando-se campeão do Campeonato Britânico de
Fórmula 3 após dois anos de sua estreia. Seu bom desempenho na Fórmula 3
impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na
categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart, tendo
abandonado a corrida na 8a volta. Em sua primeira temporada, Senna conseguiu
pontuar em 5 corridas, fechando o ano com treze pontos e a 9a posição na
classificação geral dos pilotos. No ano seguinte, trocou a Toleman-Hart pela
Lotus-Renault, equipe pela qual venceu seis Grands Prix ao longo de três
temporadas. Em 1988, juntou-se o francês Alain Prost (que seria seu maior
rival em sua carreira) na McLaren-Honda e viveu anos vitoriosos pela equipe.
Os dois juntos venceram 15 dos 16 grandes prêmios daquela temporada e Senna
sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Prost levou o campeonato de
1989 e Senna retomou o título em 1990 - ambos títulos foram decididos por
colisões entre os pilotos no Grande Prêmio do Japão. Natemporada seguinte,
Senna faturou seu terceiro título mundial, tornando-se o piloto mais jovem a
conquistar um tricampeonato na Fórmula 1 - façanha que foi mantida até o
final da temporada de 2012, quando Sebastian Vettel chegou ao tricampeonato
vencendo por três anos consecutivos. A partir de 1992, a equipe
Williams-Renault dominou amplamente a competição. Ainda assim, Ayrton senna
conseguiu terminar a temporada 1993como vice-campeão, vencendo cinco
corridas. Negociou uma transferência para Williams em 1994. Sua reputação de
piloto veloz ficou marcada pelo recorde de pole positions que deteve. Sobre
asfalto chuvoso, demonstrava grande capacidade e perícia, como demonstrado
em atuações antológicas nos GPs de Mônaco 1984, de Portugal 1985 e da Europa
1993. Senna ainda detém o recorde de maior número de vitórias no prestigioso
Grande Prêmio de Mônaco - seis - e é o terceiro piloto mais bem sucedido de
todos os tempos em termos de vitórias. Ele também foi aclamado por suas
performances em tempo de chuva, como no Grande Prêmio de Mônaco 1984, o
Grande Prêmio de Portugal de 1985 e o Grande Prêmio da Europa de 1993.